quarta-feira, 18 de maio de 2011

Programa Refrão

Blues e Jazz na voz de Sônia Jacinto em destaque no Refrão

No início do século XX, o blues e o jazz deram espaço e voz aos negros nos Estados Unidos. As composições instrumentais e as letras que falavam de fé, trabalho e protestos contra a escravidão foram marco no desenvolvimento artístico e cultural dessas comunidades. Aos poucos, os dois estilos ganharam o mundo, com variações temáticas e rítmicas. Hoje, eles são apreciados por quem faz e por quem gosta de boa música. Esse é o caso da convidada do Refrão desta semana, a jornalista e cantora Sônia Jacinto.

"O jazz, o blues e a música americana entraram em minha vida na adolescência", destaca Sônia. A paixão pelos ritmos começou nos bailes para jovens negros que ela freqüentava com as irmãs: "As músicas eram diferentes - Barry White, Marvin Gaye, Commodores, Earth, Wind & Fire, The Fifth Dimensione... era maravilhoso, mudou tudo pra nós!" Sônia Jacinto se apresenta acompanhada por Fábio Lacerda (violão), Léo Henrique (percussão), Marcos Nery Santiago (baixo) e Ronaldo Abrandes (sax).

No quadro Pauta Musical, o jornalista e produtor cultural Aluísio Falcão fala sobre a presença das mulheres na MPB. "Se não existisse mulher, não existiria Música Popular Brasileira. Primeiro, porque ela é a grande musa da MPB; e, segundo, porque as mulheres tiveram uma participação marcante a partir dos anos de 1920, quando atuava a saudosa maestrina Chiquinha Gonzaga".

Refrão, um jeito diferente de ouvir música!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares