sábado, 21 de maio de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça: Reciclagem a nova revolução industrial

O Repórter Justiça desta semana mostra os desafios a enfrentar no que se refere ao descarte de lixo, já que programas de coleta seletiva e de reciclagem não crescem e nem avançam na mesma proporção em que o lixo é gerado.

Nas últimas décadas o poder de compra da população brasileira recebeu um forte aumento e um subsequente crescimento na quantidade de lixo produzida no país. O Brasil tem criado em média por habitante mais de um quilograma de lixo diariamente.

Em 2009, 57 milhões de toneladas de resíduos sólidos foram produzidas. Perto de 43% destes resíduos urbanos coletados são descartados de forma inadequada. A maioria em aterros e lixões. Apenas uma pequena parte deste lixo é reciclado. São muitos os desafios, a começar pela redução da quantidade de lixões e aterros sanitários, bem como o aprofundamento no processo de educação ambiental da população. Você, por exemplo, sabe a diferença entre reciclagem e reaproveitamento de lixo?

Para o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério, "... no Brasil temos 50% dos municípios com lixões onde o lixo é colocado sem cobertura, coleta de chorume e emissão de gases de efeito estufa.", alerta para a gravidade do problema.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares