segunda-feira, 27 de junho de 2011

Justiça em Foco

Justiça em Foco mostra o Tribunal de Justiça do Distrito Federal

No Justiça em Foco desta semana você vai conhecer o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O programa traz o perfil do presidente da Corte, desembargador Otávio Augusto Barbosa. Ele nasceu em Andradas, Minas Gerais, e atua como juiz de Direito no Distrito Federal desde 1980, quando foi aprovado em concurso público. Em 1992, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Otávio Augusto Barbosa foi corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Atualmente, exerce a presidência do TJDFT, cargo no qual deve permanecer até abril de 2012.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios teve início na cidade de Salvador - primeira capital e primeiro Centro Administrativo do Brasil. Somente durante o período Republicano foi criado o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios na então capital do país, o Rio de Janeiro. Em 1960, com a inauguração da nova capital, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios foi transferido do Rio de Janeiro para Brasília.

O TJDFT recebe, em média, 600 mil processos por ano e julgou ações que causaram comoção nacional como o caso Ana Lídia, na década de 70, e o caso do índio pataxó Galdino dos Santos, queimado e morto por adolescentes enquanto dormia no banco de uma parada de ônibus no Plano Piloto de Brasília, em 1997. Atualmente, tramita no Tribunal o caso Villela. O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Guilherme Villela, sua mulher e a empregada foram encontrados mortos dentro de casa, com 73 facadas.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares