sábado, 11 de junho de 2011

Repórter Justiça

O judiciário, a imprensa e a democracia no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana fala sobre a relação entre a imprensa, o judiciário e a democracia nas Américas.

Considerada como uma das cortes mais acessíveis do mundo ao trabalho de cobertura jornalística, o Supremo Tribunal Federal do Brasil não só facilita o acesso direto aos Juízes da Suprema Corte. Complementando essa liberdade, os julgamentos nas sessões plenárias são acompanhados ao vivo pelos profissionais da imprensa além de serem transmitidos, também ao vivo, pela TV Justiça para todo o país.

Essa relação entre imprensa e judiciário foi tema de debates promovidos pela ANJ - Associação Nacional de Jornais e realizada nas dependências do STF no mês de Maio. Entre os assuntos pautados, o livre exercício do jornalismo como parte essencial da democracia e o papel da imprensa e do judiciário no estado democrático de direito foram destaques no fórum internacional "LIBERDADE DE IMPRENSA E PODER JUDICIÁRIO."

Durante o fórum, profissionais da área defenderam a auto-regulação sobre temas como o direito de resposta e a busca de alternativas para evitar que pedidos relativos ao assunto chegassem ao judiciário. Para o Ministro Cezar Peluso, Presidente do STF, "... seria impossível subestimar o papel da imprensa, da liberdade de imprensa, na consolidação da democracia no Brasil."

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares