sábado, 13 de agosto de 2011

Repórter Justiça

O Direito é o tema do Repórter Justiça

A vida em sociedade exige a formulação de regras de conduta que disciplinem a interação entre as pessoas e as instituições visando alcançar o bem comum, a paz e a organização social. Nesta semana o Repórter Justiça aproveita a celebração ocorrida na data que comemora a fundação dos cursos jurídicos no Brasil para falar sobre a matéria prima no labor do judiciário; o Direito.

Como se divide tradicionalmente o Direito? Existe um direito universal ou cada nação adota um modelo próprio? Os filósofos gregos foram os primeiros a fazer uma distinção entre o direito positivo e o Direito natural. No século vinte surgiram correntes do pensamento jurídico que procuram conciliar os pontos de vista antagônicos, mas até agora será que produziram algum tipo de consenso?

Ao definir direitos e obrigações entre as pessoas a ao resolver conflitos de interesse, o Direito além de se dividir pelos diversos ramos da atividade humana é essencial para a vida em sociedade. Durante o programa vamos conhecer um pouco sobre a abrangência do Direito e acerca das diferentes origens do Direito entre as nações.

Para o Ministro Carlos Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal, "... o Direito é um sistema; um todo articulado congruente, coerente, de normas produzidas e garantidas pelo poder público."

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares