sábado, 19 de novembro de 2011

Meio Ambiente Por Inteiro

Meio Ambiente Por Inteiro Lixo: riscos para saúde e meio ambiente

O lixo tóxico está em discussão nesta semana no programa Meio Ambiente por Inteiro. No estúdio, o coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Brasília, Gustavo Souto Maior e André Sinoti, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conversam sobre o tema.

A Lei Federal 12.305 de 2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que classifica os resíduos em diversas categorias. O resíduo perigoso pode atingir significativamente a saúde humana e o meio ambiente. "As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, têm um componente, o mercúrio, que é altamente nocivo e deve ser tratado de forma diferenciada, o que não vem sendo feito até hoje", explica Gustavo Souto Maior.

André Sinoti reforça as consequências. "Primeiro, é uma lâmpada de difícil acondicionamento, é facilmente quebrável, então se você quebra essa lâmpada em casa, tem um vapor de mercúrio que a pessoa pode inalar. Mesmo sendo em pequena quantidade, está inalando um produto tóxico. E ainda, pode contaminar o gari quando o material vai para o aterro ou o lixão que contamina o meio ambiente."


Nenhum comentário:

Postagens populares