segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Espaço Documentário

Museu paulista em destaque no Espaço Documentário

O Espaço Documentário desta semana mostra o Museu do Ipiranga, oficialmente chamado de Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Localizado em São Paulo, o museu faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. O acervo veio, principalmente, da coleção pessoal do coronel paulista Joaquim Sertório. São mais de 125 mil itens distribuídos entre objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos. As peças do museu retratam a vida no país, especialmente em São Paulo, desde os idos de 1500 até 1950.

Uma das obras mais conhecidas do Museu é o quadro do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte". Toda a obra foi tombado pelo Instituto do Patrimônico Histórico Artístico Nacional. O Museu também tem a parte de iconografia e documentação arquivista do século XVI, até meados do século XX. No subsolo, esta uma cripta com os resto mortais de D. Pedro I, e suas duas esposas - D. Maria Leopoldina e D. Amélia de Leuchemberg -, além das espadas e coroa que são réplicas das verdadeiras.

Também no subsolo móveis, objetos, e pinturas dos séculos XVIII e XIX. Um espaço é reservado para a história dos tropeiros: estribos, esporas e malas de viagem compõem o cenário. Como se estivesse dentro da parede, com alguns detalhes da construção original expostos. Uma "sala secreta" esconde uma coleção curiosa de ferros de passar roupas. Exemplares de todos os tamanhos, em ferro fundido, que funcionavam a carvão e chegavam a pesar até 5 quilos.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares