sábado, 10 de dezembro de 2011

Meio Ambiente por inteiro

Meio Ambiente Por Inteiro fala sobre cooperativas de reciclagem

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra a importância da coleta de recicláveis para preservação ambiental e para quem sobrevive dessa coleta, os chamados catadores. Para discutir o assunto, a jornalista Fernanda Abras recebe o sociólogo e pesquisador da Universidade de Brasília, Pedro Henrique Isaac, e a advogada e mestre em Direito Ambiental, Mariangélica de Almeida.

Os dois especialistas fazem uma alerta sobre a forma como a coleta seletiva de resíduos é tratada em nosso país: "30% de todo o lixo que produzimos no Brasil é potencialmente reciclável, mas apenas 6% é de fato reciclado", informa Pedro Isaac. O sociólogo afirma ainda que falta apoio do Estado às cooperativas de reciclagem. Já a advogada Mariangélica de Almeida ressalta que é necessário fornecer mais estrutura aos catadores, pois a coleta é de extrema importância para a preservação da natureza: "O trabalho dos catadores é fundamental, porque eles fazem a reutilização e a reciclagem desses materiais e aumentam a vida útil dos aterros sanitários".

O programa traz ainda depoimentos de catadores sobre o trabalho que realizam e a renda que recebem nas cooperativas. Uma reportagem sobre um projeto da Universidade de Brasília, que fornece estrutura e capacitação a esses trabalhadores, também pode ser conferida no programa.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares