sábado, 10 de dezembro de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça: corrupção, como combater este crime

Você sabe o que é corrupção? Práticas como desvio de dinheiro, uso indevido de recursos públicos são considerados crimes no Brasil com pena prevista na legislação de 2 a 12 anos, mais multa. Apesar de não se resumir a atos políticos é neste cenário que a prática ganha mais destaque. Mesmo com o crescimento da corrupção, os mecanismos de combate também aumentam, seja em instituições públicas, privadas e até por parte da sociedade civil organizada.

No Repórter Justiça desta semana você vai ver como o país atua para devolver aos cofres públicos, os recursos desviados ilegalmente e que nos últimos três anos a porcentagem de ativos repatriados cresceu. "Nós partimos de 1% ao ano (...), chegamos próximo a 10% no ano passado e estamos em 14% em 2011", conta André Luís Mendonça, representante do Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa da Advocacia-Geral da União.

"Nós temos que acabar com aquela ideia de que quem respeita a lei é trouxa. E quem leva vantagem é o esperto. É o inteligente. (...) Nós temos que valorizar a honestidade", defende o Advogado-Geral da União Luís Adams.

Casos famosos, o Movimento dos Caras-Pintadas e a Marcha Contra a Corrupção. Como fazer denúncias, os estados onde a corrupção tem maior incidência. Tudo isso, no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares