sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Grandes Julgamentos do STF

Decisão sobre rinha de galos é tema do programa Grandes Julgamentos do STF

Crueldade. Maus tratos. Tortura contra os animais. As competições entre aves de raças combatentes, conhecidas popularmente como “rinhas de galo”, são ilegais no Brasil. A luta entre as aves é considerada crime ambiental e quem for flagrado participando ou organizando este tipo de evento pode ser punido. A prática também é inconstitucional. A decisão do Supremo, que declarou a inconstitucionalidade de uma lei estadual do Rio de Janeiro, que autorizava as rinhas, é o tema do programa Grandes Julgamentos do STF desta semana.

O convidado do programa é o promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Roberto Carlos Batista. Ele explicou a atuação da promotoria quando descobre rinhas clandestinas na capital federal e contou que a prática era comum em alguns estados brasileiros.

“A rinha de galos era comum no interior do Rio de Janeiro, por exemplo. Para algumas pessoas o combate entre as aves era considerado esporte, folclore”.

O programa Grandes Julgamentos do STF também foi às ruas ouvir o cidadão, que condenou a violência contra os animais. O programa revela ainda a opinião dos ministros sobre o tema. Veja como votou cada um neste julgamento.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares