sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Iluminuras

Shakespeare e o Direito são temas do Iluminuras desta semana

O que o famoso escritor inglês William Shakespeare tem a ver com o direito? Quem responde a esta pergunta é o professor de direito constitucional Cristiano Paixão, convidado do programa Iluminuras desta semana.

“O Mercador de Veneza lida com temas atuais: a relação entre etnias diferentes; a posição de raças que são rotuladas; perseguição por motivos religiosos, raciais. Isso é um dos exemplos para mostrar como o autor ilumina aspectos da vida e também do direito”, explica o professor.

Ele fala também sobre a importância da literatura para situar o profissional da área no mundo e como ela simboliza a resistência da humanidade em diferentes situações.

No quadro dedicado aos escritores, o apresentador Carlos Eduardo Cunha recebe Ronaldo Costa Fernandes. O escritor comenta sobre as obras que escreveu e suas influências. “O autor não vive só de literatura. Ele vive em um mundo que tem outras mídias e ele é influenciado pelo que lê, pelo que sofre e discute, pelo meio que vive. A literatura não é uma coisa abstrata e o escritor é um cidadão”, ressalta Fernandes.

O escritor conta como os nove anos que viveu na Venezuela e a experiência da Ditadura no Brasil acrescentaram na sua formação e fala sobre os temas que aborda em seus livros. 
No quadro Entrelinhas você vai conhecer um pouco mais da obra de João Cabral de Melo Neto. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares