sábado, 24 de novembro de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Instalação de aterros sanitários é tema do Meio Ambiente por Inteiro
O espaço destinado ao depósito de resíduos sólidos é chamado de aterro sanitário. Para confinar esse lixo, a construção e manutenção dos aterros devem seguir alguns princípios de engenharia. Camadas alternadas de lixo e de terra evitam o mau cheiro e a proliferação de insetos e animais.

Para melhor entender como funcionam os aterros sanitários, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa, e o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Bernardes.

Em muitos casos, a escolha do local onde eles serão construídos os aterros tem gerado polêmica. Moradores de Samambaia, região administrada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), não concordam com a escolha da área. Mais de 10 mil famílias que moram perto do local têm medo de conviver com o lixo todos os dias. “Em 2005 foi feito um estudo de alternativas locacionais e aquela região demonstrou-se a mais próxima do ideal porque ela já está entre duas estações de tratamento de esgoto e uma usina de compostagem de lixo”, explica o assessor da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal.

Já o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa, confirma que a escolha não é feita de forma aleatória e que os moradores não serão prejudicados. “A escolha das áreas do aterro não é feita pela vontade do gestor, governador ou do secretário. Essa escolha é feita em um plano de gestão de resíduos sólidos”, alerta.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares