sábado, 15 de dezembro de 2012

Fórum

Direito de imagem é o tema do Fórum

A tecnologia permite que, com apenas um clique, fotos e vídeos estejam disponíveis para todo o mundo. Basta ter um telefone celular e todos nos tornamos divulgadores de informação. Mas até onde vai a liberdade de informar e o direito de ter a imagem resguardada? “O artigo 20 do Código Civil diz justamente que todas as pessoas têm direito de ter sua imagem resguardada, dependendo de autorização da pessoa para divulgação. Qualquer uso de imagem, hoje, de acordo com a lei, necessita de autorização”, explica o professor de direito José Walter Galvão, um dos convidados do programa Fórum desta semana.

E como fica o trabalho de quem depende de fotos e vídeos como os jornalistas e fotógrafos? Para o professor de comunicação Luiz Martins é importante saber o que é de interesse público e o que é interesse do público, ou seja, mera curiosidade. “Toda pessoa tem em si uma pessoa pública e uma privada. Ninguém, por ir a público, perde o seu lado privado. Acontece que o muro da privacidade das celebridades vai baixando à medida que a pessoa vai ficando mais célebre. Acho que falta uma educação com relação a imagem. Ela foi democratizada com a tecnologia mas a responsabilidade não foi”, comenta o comunicador.

Os entrevistados falam ainda sobre a mais nova legislação brasileira para prevenir abusos e como a ética é importante para não ferir direitos. Não Perca!

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares