sábado, 15 de dezembro de 2012

Repórter Justiça

Repórter Justiça homenageia Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, em dezembro de 1907, e tornou-se o maior nome da arquitetura moderna nacional. O Repórter Justiça desta semana é uma homenagem ao arquiteto que completaria 105 anos. Niemeyer possuía um traço inconfundível, capaz de sintetizar nuances da cultura brasileira e materializou em concreto e aço, obras recheadas de curvas inspiradas na geografia irregular brasileira e no corpo feminino.

Você vê nas obras de Niemeyer velas jangadeiras, baianas de largas ancas, vestidas a caráter, redes de dormir, de amar, de morrer, de ser enterrados, como ainda são os brasileiros mais simples no país. “Todos estes símbolos foram apropriados pela arquitetura moderna brasileira, mas com propriedade absoluta pelo Oscar Niemeyer”, destaca o arquiteto Cláudio Queiroz.

Você vai ver como o arquiteto projetou Brasília, as dificuldades e conquistas de quem ajudou a erguer o novo centro do poder no meio do cerrado brasileiro. Em entrevista concedida à TV Justiça, em novembro de 2005, Oscar Niemeyer disse: “o prazo era tão curto que eu devia ter feito os projetos mais simples, para ser mais fácil, mas não fiz, fiz diferente. Se você for à Brasília, você pode não gostar dos palácios, mas não pode dizer que já viu antes coisa parecida, pode até ter visto melhor, mas parecido não. Arquitetura é invenção, é você olhar e sentir que aquela coisa é diferente”.

O programa destaca também a vida, as amizades, o dia a dia e o convívio com o arquiteto. O conjunto da obra de um mestre não se vai com a ausência desse ser humano da vida. Vida essa que um dia Niemeyer opinou com naturalidade: é apenas um sopro!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares