sábado, 12 de janeiro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Excesso de veículos nas ruas é tema do Meio Ambiente por Inteiro

A poluição do ar é um dos problemas mais graves que ameaçam a qualidade de vida da população. Os veículos automotores são os principais responsáveis, já que emitem diversos gases que contribuem para a má qualidade do ar e para o aumento do efeito estufa. Mas o que pode ser feito para minimizar esses efeitos já que a frota de veículos nas cidades não para de crescer? Para falar sobre o assunto, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe o professor de gestão ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), Genebaldo Freire.

E não é apenas o meio ambiente que sai prejudicado quando o assunto é o excesso de carros nas cidades. Os engarrafamentos causam estresse nos motoristas. Para fugir dessa realidade, o programa vai mostrar a iniciativa de uma família que decidiu abrir mão do carro e fazer tudo de bicicleta. O professor de gestão ambiental destaca que pequenas atitudes como esta fazem a diferença: “O processo de educação ambiental que se tem hoje é no sentido de que a pessoa percebe que ela pode fazer a diferença. Então, se sete bilhões de pessoas começarem a pensar assim, a gente começa a mudar as coisas”, destaca.

O professor explica ainda que a questão da percepção humana está sendo deixada de lado nos dias atuais: “Nós vivemos hoje uma falta de percepção coletiva, Nós, seres humanos, somos uma população confinada na superfície terrestre e essa esfera tem recursos limitados, porque não há como aumentar o tamanho dela. Por isso, nós já deveríamos ter aprendido a conviver com esses recursos limitados. Mas, o ser humano, na sua arrogância, quer que a terra se adapte a ele e não ele a ela”, ressalta.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares