sábado, 12 de janeiro de 2013

Repórter Justiça

Saiba quanto custa manter um carro no Brasil

Em 2012, foram emplacados 3.801.859 veículos em todo o país, o que refletiu um crescimento de 4,6% para a indústria automobilística em relação a 2011. Somente em dezembro foram vendidas 359.339 unidades, segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. O Repórter Justiça desta semana mostra que ter um carro é o sonho de muita gente, mas é bom saber que existe uma série de impostos embutidos no preço.

“Em média, no Brasil, nós temos de 30 a 40% do valor do carro revertido a favor do governo a título de impostos. Aí você tem IPI, ICMS, se for um carro importado, imposto de imposto de importação, PIS, COFINS, uma série de tributações federais e estaduais que estão embutidas naquele preço”, ressalta Jacques Veloso, advogado tributarista.

E quanto custa para manter um automóvel? Juntamente com a compra vem as despesas, algumas previsíveis, outras não. E, por isso, é importante por tudo na ponta do lápis. Se o consumidor quer o carro, mas não tem dinheiro ou tem apenas uma parte dele, a saída é  financiar. É só um dos custos. Uma vez por ano, é preciso pagar o IPVA - Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores. É cobrado pelos Estados e varia de acordo com a localidade. Em média, representa 3% do valor do carro.

O programa mostra que os veículos têm significados diferentes para cada pessoa. Uns dependem do carro para ganhar a vida, incrementar a profissão. Outros, podem se dar ao luxo de abastecer o sonho de criança e ter na garagem duas raridades para circular por aí. Tem também as opções de seguro para não ficar no prejuízo e o que fazer para que na hora do socorro tudo saia como previsto.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares