sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Iluminuras

Castro Alves e literatura infantil são temas do Iluminuras

A literatura que reflete pensamentos, costumes e regras sociais. Ao estudar os poemas de Castro Alves, o professor de direito penal Evandro Piza analisa os valores que predominavam em uma sociedade dividida entre senhores e escravos. “A poesia do Castro Alves, estava vinculada ao movimento abolicionista e mais do que isso, mostra duas representações: da mulher escrava e da criança. Castro Alves, no século XIX, mostra que havia uma defesa do infanticídio da mulher escrava e ao mesmo tempo havia uma dignificação da mulher escrava que praticava o aborto. E isso fazia parte da linguagem política que era utilizada pela sociedade da época. A mãe sofredora é uma escrava que tem que matar seu filho para impedir que ele seja escravo. Então o valor vida é colocado em outra dimensão que é o valor vida com liberdade”, explica Piza.

No primeiro bloco do programa, o escritor Tino Freitas fala da relação entre literatura e música e como as duas podem incentivar o crescimento das crianças. Vamos conversar também sobre os desafios de escrever para o público infantil. “Escrever para criança é de uma responsabilidade muito grande. Você está trabalhando com um leitor em formação, então, tem que ter todo o cuidado para não ser simplório no sentido de tratar aquela criança como infantil no pior sentido da palavra, como se escrever qualquer coisa estivesse bom. Você tem que escrever alguma coisa que vá construir aquele leitor para ele ser um cidadão no futuro.

Uma coisa divertida, que toque em um assunto sério, mas que desperte o gosto pela leitura. Para chegar a ler um livro de direito, seria importante passar pela literatura quando criança”, ressalta.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares