sábado, 16 de março de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro discute sobre a proliferação da dengue

O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chegou à América do Sul no período colonial, junto com os navios negreiros que vieram da África. A doença se manifesta principalmente em áreas tropicais e subtropicais e as epidemias geralmente ocorrem durante o verão, nos períodos chuvosos. Para falar sobre a dengue, o programa Meio Ambiente por Inteiro dessa semana recebe o professor colaborador voluntário da Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília (UnB) Pedro Luiz Tauil e o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue Giovanini Coelho.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue explica por que a doença se proliferou nas cidades: “O mosquito Aedes Aegypti é um mosquito que tem uma característica singular de ser um mosquito que se reproduz, principalmente, em depósitos artificiais, depósitos esses, que são produzidos pelo ser humano. Um dos aspectos hoje que é reconhecido como um fator para a expansão e dispersão do Aedes Aegypti é exatamente o fato de os hábitos da população terem sido modificados nos últimos 50 anos”, esclarece.

No programa, os entrevistados destacam que o inseto gosta de sombra e água fresca. Para eliminar eventuais focos do mosquito, os agentes de saúde do governo visitam as casas pelo menos duas vezes por ano.

Fonte TV Justiça : http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares