sábado, 16 de março de 2013

Plenárias

Plenárias: julgamento da emenda dos precatórios é destaque da semana

O programa Plenárias deste fim de semana traz o julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu como parcialmente inconstitucional a chamada emenda dos precatórios.

O regime especial instituído pela Emenda Constitucional (EC) 62/2009 consiste na adoção de sistema de parcelamento de 15 anos da dívida, combinado o regime que destina parcelas variáveis entre 1% a 2% da receita de estados e municípios para uma conta especial voltada para o pagamento de precatórios. Desses recursos, 50% são destinados ao pagamento por ordem cronológica, e os valores restantes a um sistema que combina pagamentos por ordem crescente de valor, por meio de leilões ou em acordos diretos com credores.

Os ministros, por maioria, julgaram parcialmente procedentes as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4357 e 4425 para declarar a inconstitucionalidade de parte da emenda que instituiu o novo regime especial de pagamento de precatórios. Assim, foram declarados inconstitucionais dispositivos do artigo 100 da Constituição Federal, que institui regras gerais para precatórios e integralmente inconstitucional o artigo 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que cria o regime especial de pagamento. O julgamento voltará ao Plenário do STF para modulação de efeitos.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares