sábado, 5 de outubro de 2013

Fórum

Fórum discute Moedas Sociais

Moedas Sociais. O que são? Como Funcionam e de que maneira podem ajudar na economia das cidades brasileiras?

Ela é um meio de pagamento e também uma identidade comunitária que tem a forma de uso definida pelas organizações locais e pela própria comunidade. O detentor da administração da moeda são os bancos comunitários. Já a criação desse tipo de transação se molda nos conceitos da economia solidária, de trocas e comercialização de produtos.

Hoje no Brasil estão mapeadas 103 moedas comunitárias. Segundo Haroldo Mendonça, assessor da Secretaria Nacional de Economia Solidária, esse modo de negociação baseada na troca e na organização social faz com que comunidades empobrecidas consigam alcançar determinados serviços que antes não eram possíveis: “Esse é um instrumento que ajuda o que nós chamamos, hoje, de fortalecer o processo de desenvolvimento local”.

O consumidor que escolhe usar a moeda social, no comércio local, também pode ser beneficiado com descontos oferecidos pelo dono do estabelecimento. De acordo com Jackson Domenico, conselheiro da OAB-DF, tanto o Real quanto a Moeda Social conseguem conviver simultaneamente e se integram sem ofender a Lei 4.595/64, que é uma legislação especifica para os bancos: “é possível porque não é uma comercialização do dinheiro, mas, sim, uma moeda de troca que não visa o lucro em dinheiro, mas na troca de um produto”, explica.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares