sábado, 12 de outubro de 2013

Memórias da Democracia

Hoje, os mortos não votarão!

Na série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”, o ministro José Néri da Silveira, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em duas ocasiões, de 1985 a 1987 e de 1999 a 2001, relembra os bastidores de uma iniciativa que deu início ao processo de informatização das eleições no Brasil – o recadastramento nacional dos eleitores, realizado em 1986. “Foi, realmente, uma ideia que ganhou espaço e apoio dos outros poderes. A beleza desse trabalho do recadastramento foi a união do povo brasileiro em torno dessa ideia: de que é necessário melhorar o sistema eleitoral para afastar fraudes, para que não houvesse duplicidade de votos, para que mortos não votassem.” Assim, em um curto espaço de tempo, naquele ano, quase 70 milhões de eleitores foram recadastrados e puderam votar com o título novo. “E no dia 15 de novembro de 1986, eu tive a oportunidade de dizer em entrevista: hoje os mortos não votarão,” recorda o ex-presidente do TSE.  

Na segunda parte do programa, o ministro conversa com o desembargador aposentado Milton dos Santos Martins e fala sobre os desafios da Justiça Eleitoral: “Eu acho que uma nota característica da Justiça Eleitoral, desde a sua criação, é o sentido progressivo. Ela tem sempre avançado no aperfeiçoamento do processo eleitoral, no que concerne à fiscalização e à tecnologia. Nós poderíamos dizer que, na Justiça Eleitoral, não houve compasso de espera. Em cada eleição, ela procura aperfeiçoar mais aquilo que está fazendo”.

Com uma trajetória marcada pela inovação, Néri da Silveira afirma que se encontrou com a vocação de juiz. “Nos quase 35 anos de magistratura, fui muito feliz. Me realizei na realização da magistratura, podendo, com a atividade de julgar, ter sempre o sentimento de que eu estava a serviço dos outros”, conta o ministro. 

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Fonte TV Justiça:  http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares