sábado, 14 de dezembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Pinheiro: um dos símbolos do Natal

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema o pinheiro, árvore robusta com tronco cilíndrico e reto que chega a viver até 700 anos. O pinheiro é nativo do hemisfério Norte, mas isso não impede que seja cultivado em climas tropicais. No Brasil, existem várias espécies de pinheiro.
O programa mostra as leis que garantem a preservação dessa árvore, as regras quanto ao plantio e ao corte e qual é a situação atual da Floresta das Araucárias. “É muito preocupante. É a mesma situação do bioma Mata Atlântica. Temos, hoje, só 2% de remanescentes do que a gente tinha”, afirma o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Carlos Fabiano Cardoso.

O programa Meio Ambiente por Inteiro mostra ainda uma das explicações sobre a origem do pinheiro como um dos símbolos do Natal. Você vai conhecer também a história do mestre de obras Solon Moreira. Quando chega o segundo semestre do ano, ele abandona a construção civil e se torna decorador natalino com materiais recicláveis. Ele vai ensinar a enfeitar o pinheiro e as residências com garrafas pet. “É gratificante para mim saber que o que ia para o lixo passa a ter utilidade”, afirma Moreira. 

E o programa conta, ainda, com a participação da artesã Gizelma Fernandes. Ela usa e abusa da reciclagem na hora de criar cartões de Natal e caixas para presentes totalmente artesanais. “A gente tem que aprender a usar o que a natureza dá pra gente”, ressalta Gizelma.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares