segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Direito sem Fronteiras

Solução de controvérsias no Mercosul

Países com realidades e culturas diferentes reunidos em um bloco. O Mercosul foi criado há 22 anos e tem um papel importante na integração da América do Sul. Para solucionar as possíveis divergências entre os Estados-membros, foi criado, em 2004, o Tribunal Permanente de Revisão (TPR). A Corte é o tema do programa Direito sem Fronteiras desta semana.

O advogado e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Lucas Chaves, acredita que o Tribunal demonstra um esforço dos países membros para evitar que controvérsias atrapalhem a integração e explica que o sistema criado antes do TPR não foi excluído. “O Tribunal não veio para afastar o sistema arbitral e sim complementar. A proposta é que exista uma instância de continuidade, inclusive jurisprudencial, de construção do Direito do bloco”.

O doutor em Relações Internacionais Carlos Eduardo Vidigal, que também participa do programa, encara a criação do TPR como algo positivo para o fortalecimento do Mercosul. “Nós tivemos um avanço bastante significativo antes do Tribunal e ele vem aprimorar o processo negociador no sentido de resolvermos, aqui mesmo, as controvérsias”.

Nossos entrevistados falam sobre a formação da Corte, casos que já foram levados até o Tribunal.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares