sábado, 28 de dezembro de 2013

Repórter Justiça

Boa notícia: cigarro perde espaço no Brasil

O programa Repórter Justiça desta semana fala sobre os males que o cigarro causa à população mundial. Problemas que são conhecidos pelos fumantes e combatidos pelas autoridades. No Brasil, o governo gasta, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 21 bilhões de reais por ano para tratar doenças relacionadas ao fumo. As leis brasileiras se multiplicam na tentativa de reduzir o número de fumantes. Uma política de preços crescentes para o cigarro faz parte da estratégia do governo.

O poder avassalador do tabaco preocupa especialistas em todo o mundo. A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cinco milhões de pessoas morram por ano em decorrência de males causados pelo fumo. A OMS prevê que, até 2030, esse número deve chegar a 10 milhões de vítimas.

Para Guilherme Almeida, representante da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT),  um dos responsáveis por esse problema ainda é a publicidade. “As embalagens de cigarro são verdadeiras inovações recentes onde você encontra embalagens metalizadas, coloridas, apelativas e com capacidade de sensibilizar criança e outros consumidores, porque elas se assemelham muito a outros produtos próprios dirigidos para crianças. Hoje, a embalagem de chiclete e cigarro são muito próximas, em termos visuais, adotado pelas empresas,” afirma.

Fonte TV Justiça:  http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares