quarta-feira, 30 de abril de 2014

Artigo 5º

Programa Artigo 5º fala sobre liberdade de imprensa

A Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, e garante a todos o acesso à informação. Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o programa Artigo 5º fala sobre o exercício dessa profissão.

A liberdade de imprensa é debatida com o advogado Tarciso Dal Maso, presidente do Grupo de Trabalho “Violência contra Comunicadores”.  Ele acredita que, de modo geral, existe liberdade de imprensa no Brasil: “Em termos gerais e falando do ponto de vista jurídico e político, não há uma organização do Estado brasileiro contra a liberdade de expressão e de imprensa. O que há é uma série de obstáculos ao exercício efetivo da profissão”. Entre esses empecilhos está a falta de condições de trabalho. Um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que mais de 320 profissionais de imprensa sofreram alguma forma de agressão entre 2009 a 2014.

O jornalista e sociólogo Venício Lima, que também participa do programa, diz que, além da ameaça direta, o comunicador muitas vezes sofre pressão para não divulgar certas informações. Ele explica que, em casos assim, é preciso cuidado redobrado: “Cuidar para que essa cobertura garanta sua integridade física, mas evidentemente não se omitir em relação à sua obrigação profissional de compromisso com a verdade”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares