sexta-feira, 4 de abril de 2014

Iluminuras

Bonecas de pano e poesia

Pano, bordado e dedicação. Em diversas cidades, seja no Brasil ou até mesmo fora do país, a cultura se reflete na arte de confeccionar bonecas. A história desse brinquedo popular foi contada no livro “Que boneca é essa?”, da escritora Macao Goes e da fotógrafa Graça Seligman. A obra levou três anos para ser elaborada e conta a história de mulheres que dedicam a vida a esse tipo de artesanato.  “São mulheres que se organizam a partir de um ‘fazer’ que aprenderam na infância com a mãe, a avó, uma tia... Elas repassam isso para outras pessoas. Divulgam e vendem as bonecas”, conta Macao. Para as autoras, a relação entre o texto e as imagens é essencial para atingir o objetivo da obra. “A gente teve uma afinidade muito grande na descoberta das personagens. Eu segui muito a orientação da Macao no que se refere aos detalhes. Ela iria contar ‘o fazer’ de cada uma das bonequeiras. A mão, os detalhes”, diz Seligman.

No segundo bloco, o bate papo é com a advogada e escritora Celita Oliveira. Ela escreve poesias desde criança e se divide entre a paixão pelas palavras e o Direito.  A entrevistada fala que a leitura teve influência até mesmo na escolha da carreira. “Ser advogado me fascinava pela independência do exercício da profissão. Quando eu li Ruy Barbosa, me empolguei muito com a oratória, com a forma como ele encarava a vida. Isso me inspirou muito”.

Quer saber mais sobre bonecas e poesia? Então você não pode perder o programa desta semana.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares