sábado, 26 de abril de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Lixo que vale ouro, o processo de fabricação das latas de alumínio

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana tem como tema as latas usadas para acondicionar bebidas. A ideia de guardar líquido dentro de uma lata surgiu depois da comida enlatada. A novidade deu certo, conquistou o mercado e virou hábito no mundo. No entanto, um dos segredos do sucesso foi adaptar a embalagem. Principalmente a troca do aço pelo alumínio, que traz mais vantagens, entre elas a de não enferrujar e ser mais resistente a pressões.

Durante o programa você vê que a produção da lata começa com a extração da bauxita. O programa mostra o processo de produção desse minério e os impactos ambientais que isso provoca. E como está a questão do descarte? Um detalhe delicado. Afinal, uma lata leva, em média, 200 anos para se decompor. Imagine o prejuízo que a natureza sofre considerando que só no Brasil, em 2013, foram produzidos 24 bilhões de latas de bebidas e 21 bilhões foram consumidos.

No Brasil, a reciclagem tem sido uma saída ecologicamente correta. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade, o país reciclou quase 100% das latas. “Os catadores são protagonistas nesse trabalho. Sem eles não seria possível fazer com que a lata que já foi para o lixo se transforme em lata de novo e volte para o mercado, afirma Renout Castro, diretor executivo da Abralatas. O Brasil tem hoje milhares de pessoas que vivem de catar recicláveis. “Os catadores, hoje, sabem da importância ambiental de aproveitar a lata. Antes, era só uma fonte de renda. Hoje não. Eles sabem o bem que fazem para o meio ambiente”, conclui Ronei Alves da Silva, coordenador do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares