domingo, 15 de junho de 2014

Tempo e História

O legado de Nelson Jobim

Nelson Jobim exerceu funções relevantes no Legislativo, Executivo e Judiciário: no Congresso, como deputado federal, participou ativamente da elaboração do texto da Constituição de 1988 atuando como braço direito do presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães; em 1995, assumiu o cargo de ministro da Justiça; e, em 1997, Nelson Jobim chegou à Suprema Corte, onde permaneceu por nove anos. Depois de deixar o STF, tornou-se ainda ministro da Defesa, cargo que ocupou até 2011.

Objetivo e pragmático, o jurista, que também tem formação em Lógica Matemática, foi o criador da chamada pauta temática do STF. Implementada ao assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, a pauta de julgamentos passou a reunir temas e tipos de processos comuns na mesma sessão plenária, como a análise conjunta de várias ações ligadas ao ICMS, por exemplo.

Filmado em câmeras de alta resolução, o documentário resgata ainda a infância de Nelson Jobim em Santa Maria (RS), e chega à sua rotina atual. E traz depoimentos do filho e advogado Alexandre Jobim, da esposa Adrienne Senna, e do jurista Oscar Vilhena. O amigo e advogado Eduardo Ferrão, com quem Jobim abriu um escritório quando chegou à capital federal, em 1987, também participa do documentário. “A caraterística marcante do ministro Jobim é a capacidade de formulação. A inteligência, a argúcia, a capacidade que ele tem de simplificar o complexo”, define.

Acompanhe todos os passos da trajetória profissional do ministro aposentado do STF Nelson Jobim, no mais novo episódio da série Tempo e História – Grandes Juristas do STF. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares