quarta-feira, 23 de julho de 2014

Artigo 5º

Programa Artigo 5º discute voto de presos provisórios e menores infratores

Está na Constituição Federal: o artigo 5º diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. E o artigo 15 determina que é vedada a cassação de direitos políticos e que a perda ou suspensão deles só ocorrerá, entre outras situações, com a condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus   efeitos. O programa Artigo 5º desta semana mostra que o voto é um  direito para presos provisórios e internos em cumprimento de medida   socioeducativa.

Para falar sobre este tema, o programa conta com a participação do  advogado Bruno Rangel, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB do   Distrito Federal. Ele explica que é preciso o envolvimento de diversos  setores para criar as seções especiais de votação para presos. “Tem que  haver diálogo entre Justiça Eleitoral, Secretaria de Segurança   Pública e o próprio juiz da Vara de Execuções Penais para que seja   verificado, entre aqueles eleitores, quem, de fato, está em condições de   votar. E também para checar as condições de segurança”.

E como fica o direito de ser votado? O que acontece quando um preso   provisório é eleito e depois condenado? Quem explica é o ex-ministro do   Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto, que é advogado   especialista na matéria e também participa do programa. “No voto   proporcional, o suplente assume. No voto majoritário, se o candidato   teve maioria absoluta, a eleição se repete. Se ele não atingiu 50% mais  um, é substituído pelo vice da chapa” – diz o ex-ministro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares