segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Direito Sem Fronteiras

Conflitos separatistas na Ucrânia voltam à pauta de debate internacional

A queda de um avião em território ucraniano com quase 300 passageiros, no dia 17 do mês passado, reabriu o debate mundial em torno dos separatistas pró-Rússia na região leste da Ucrânia. O assunto é tema do programa Direito Sem Fronteiras desta semana.

O ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho e a delegada de Polícia e mestre em Direito das Relações Internacionais Eneida Taquary explicam as causas do conflito, opinam sobre ocupação territorial e lembram o histórico violento da região. “Há todo esse ‘caldo’, não só étnico, de língua que se fala, mas esse componente histórico. Basicamente, é uma questão a desafiar o Direito Internacional, a desafiar os órgãos multilaterais. São placas tectônicas que têm um movimentar brusco basicamente movido pela economia”, afirma o ministro. Em relação aos separatistas, a delegada analisa: “ao que tudo indica, eles estão sendo fomentados pelo governo russo. Até se admite que armamentos foram enviados. E não só objetos. Mas também pessoas com capacidade para manejar esses armamentos foram encaminhadas para manter e declarar a vitória desses separatistas pró-Rússia”.

A incorporação da Crimeia (região ao sul da Ucrânia), em março deste ano, também é abordada pelos convidados, assim como a prática de supostos crimes contra a humanidade pela Rússia.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares