sábado, 16 de agosto de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

Borboletas encantam pela metamorfose, cor e charme

O programa desta semana mostra as fases de transformação das borboletas e como se alimentam, se reproduzem e seu tempo de vida. Conheça algumas curiosidades da espécie, que sofre com o tráfico de animais, e veja como os órgãos competentes agem para combater essa prática.

As borboletas passam por várias fases. O ciclo de vida começa com o ovo. Dele, nasce a lagarta que se transforma em pupa. Só depois surge a borboleta com suas asas coloridas. No Brasil, oito borboletários reúnem espécies variadas com diversas cores e tamanhos, cada uma com sua peculiaridade. Para falar em curiosidades, essas são muitas. “As antenas, nas borboletas, exercem papel semelhante ao do nariz nos seres humanos”, conta o biólogo Paulo César Mota.

Ao lado da beleza, uma triste realidade: a borboleta é vítima do tráfico. “A borboleta é morta pelos traficantes com duas finalidades. Uma, para o artesanato. Outra, para os colecionadores. Nós fazemos operações com frequência para combater essa prática e esse trabalho já tem apresentado resultados”, afirma o coordenador substituto de Operações e Fiscalização do Ibama Roberto Cabral Borges, que, no estúdio, conta detalhes das fiscalizações e das ações para conscientizar as pessoas sobre a importância da espécie.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares