sábado, 2 de agosto de 2014

Repórter Justiça

Brasil: necessidade de políticas públicas para um país que envelhece melhor

A expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos, atualmente chega aos 74 anos. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Em 2060, o número de idosos no Brasil deve quadruplicar, segundo o órgão. Hoje, os idosos representam quase 15 milhões de brasileiros. Em 2060 serão mais de 58 milhões. O que explica essa mudança, dizem os especialistas, são três fatores principais: maior expectativa de vida, avanço da ciência e dos medicamentos que aumentam a qualidade à vida dos idosos, e casais que, a cada dia, têm menor número de filhos.


Você vai ver no Repórter Justiça que a população mais velha é diferente daquela de 40, 50 anos atrás. Os idosos de hoje não ficam apenas lendo e costurando. A geração que envelhece nos dias atuais lida com a modernidade na tentativa de se integrar a ela, sempre em atividade. O exemplo é Luci Luccas, de 77 anos. Ela é uma mulher em plena atividade que conheceu o mundo, e que ainda não se cansou de trabalhar. Foi comissária de bordo e hoje é restauradora de livros. Já publicou um livro e coordenou um grande projeto de restauração de documentos no Paraguai. Fez a higienização de milhões de certidões de nascimento, casamento e óbito de parte da população daquele país.

Conheça ainda uma vovó radical. Dona Geralda Ferreira de Araújo, de 76 anos, vive intensamente a chamada “melhor idade”. Já até saltou de paraquedas. “Se eu tivesse problema de coração, já tinha morrido com minhas aventuras por aí”, diz Geralda.

Não perca, é no Repórter Justiça!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares