segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Direito Sem Fronteiras

Polêmicas da relação entre Estado e esporte são tema do Direito Sem Fronteiras

A década de 80 ficou marcada na história das Olimpíadas e do esporte por dois boicotes: o de norte-americanos em Moscou, em 1980, e o de soviéticos em Los Angeles, em 1984. Essas demonstrações de força durante a Guerra Fria são exemplos da relação entre Estado e esporte – tema do Direito Sem Fronteiras desta semana.

“O esporte, inegavelmente, produz ídolos. E essas lideranças esportivas sofrem ataques de toda ordem, sejam de políticas orientadas por governos, etnias e até por marketing”, opina o professor Rafael Favetti, mestre em Ciência Política e doutorando em Direito Internacional.

Disputas por território, patriotismo e casos recentes de racismo também são comentados ao longo do programa, assim como a soberania dos países que sediam ou se preparam para receber grandes eventos – Copa do Mundo -, por exemplo.

“A grande bandeira do desporto é o Fair Play. Essa é, hoje, a primeira bandeira. Nós já tivemos a bandeira da paz. Mas agora o Fair Play, que é o jogo limpo, está na frente”, afirma o advogado Heraldo Panhoca, especialista em Direito Desportivo e um dos autores da Lei Pelé.

Fonte TV Justiça; http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares