sábado, 22 de novembro de 2014

Repórter Justiça

Superendividamento: muitos brasileiros gastam mais do que ganham

Comprar é uma necessidade ou uma terapia? Os hábitos de consumo do brasileiro são cada vez mais preocupantes. Segundo números pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 14% das famílias brasileiras estão superendividadas. Entre os brasileiros, 70% do orçamento são destinados a compras de supermercado, despesas da casa e gastos com saúde.

Você já pensou em que idade deve iniciar a educação financeira do seu filho? De maneira mais formal, mais estruturada, geralmente isso pode acontecer por volta de seis ou sete anos de idade, dizem os especialistas. Mas crianças menores já ficam atentas a bons hábitos e atitudes dos pais e isso leva a uma educação financeira mais estruturada no futuro. O assunto é destaque no programa desta semana.

Você vai ver, ainda, as histórias de duas mulheres. Uma se endividou quando a mãe adoeceu. Autônoma, ela teve que parar de trabalhar e as dívidas se acumularam. Em outro caso, a dívida começou a partir da realização do sonho de uma viagem em família. Na volta, a família mergulhou no sombrio universo do superendividamento. O passeio foi garantido pela realização de cinco empréstimos. Hoje, eles não têm mais crédito e nem salário para pagar a dívida, que já ultrapassa R$ 100 mil. “Isso não é viver, é sobreviver. Não tenho mais tranquilidade”, diz a mulher, que tem vergonha de ser identificada.

Está tudo no Repórter Justiça. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares