domingo, 18 de janeiro de 2015

Academia

O Tribunal do Júri: em busca de uma compreensão democrática

A tese de doutorado de Charley Teixeira Chaves é dedicada à análise crítica do funcionamento do Tribunal do Júri. A instituição é utilizada nos julgamentos dos crimes dolosos contra a vida, ou seja, quando há intenção de matar. O trabalho busca refletir o conceito do Tribunal do Júri brasileiro e defende que os jurados devem ter um novo comportamento fundamentando as decisões. Esse modelo é utilizado em vários países.

O estudo foi apresentado ao programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, área de concentração Direito Processual, como requisito parcial à obtenção do título de doutor em Direito Processual. O debate é mediado pelo jornalista Thiago Nolasco. O programa tem como convidados Ademar Vasconcelos, juiz aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, e Alexandre Marques Silva, defensor público do Distrito Federal.

Acompanhe ainda, no programa, parte da bibliografia utilizada no estudo de Charley Teixeira Chaves e dicas de teses e dissertações sobre o tema disponíveis no mercado literário ou na internet.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares