sábado, 24 de janeiro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Cavalos: sinônimo de liberdade e elegância

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana trata de criação de equinos. Considerada uma atividade de peso na economia brasileira, ao contrário do que se pensa, ela causa impactos ambientais. Entre eles, o principal é a degradação das pastagens. O programa mostra o que os produtores têm feito para garantir lucros sem agredir o meio ambiente. Conheça, ainda, curiosidades sobre os cavalos e o uso do animal em modalidades esportivas. Uma delas exige muita rapidez e resistência.

Você sabia que o Brasil tem o maior rebanho de equinos da América Latina? São diversas raças: Mangalarga, Árabe, Quarto de Milha e Andaluz. A criação desses animais não conta com uma legislação específica, mas está sujeita à lei ambiental existente. ”Por exemplo, a criação de equinos voltada para o agronegócio exige a realização de um estudo de impacto ambiental e licenciamento ambiental. O criador tem, também, que estar preocupado com questões sanitárias, o que envolve até o chão que o animal pisa. Ele precisa estar adequado”, explica a advogada especialista em Direito Ambiental Maria Heloísa Fernandes.

Durante o programa, você vai ver as modalidades esportivas que envolvem o cavalo. A equipe do Meio Ambiente por Inteiro foi até uma escola de equitação no Distrito Federal e mostra pessoas que são apaixonadas por esses animais. E você vai conhecer, ainda, a equoterapia, que é o uso dos cavalos no tratamento de pacientes que têm síndromes ou sofreram algum tipo de acidente.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares