sábado, 31 de janeiro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

O alívio oferecido pela natureza

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana debate os remédios naturais. Vamos mostrar a riqueza brasileira em relação às plantas que têm propriedades medicinais e fazem parte do dia a dia do brasileiro. Conheça alguns tipos, as finalidades de cada uma, e veja o que diz a lei quanto à extração, principalmente para fins comerciais.

Quem nunca tomou um chazinho para aliviar a dor de cabeça? E quem nunca recorreu ao pé de boldo para acabar com a indigestão? Faz parte da cultura brasileira recorrer às plantas para resolver problemas como esses. Você sabia, por exemplo, que o alecrim é uma erva rica em óleos medicinais como limoneno e cânfora? E pode ser usado para combater enxaquecas e dores reumáticas? O alecrim faz parte de uma lista de plantas que ajudam a aliviar algum desconforto no corpo como boldo, romã, capim santo, açafrão, artemísia, mirra e hortelã.

Quando o cultivo é feito em casa, não há exigências. Mas quando a extração é para fins comerciais, é preciso estar atento às regras. Afinal, as empresas não podem retirar as espécies da natureza de forma descontrolada. O Meio Ambiente por Inteiro trata, ainda, dos remédios fitoterápicos e dos homeopáticos.

Durante o programa, você vai conhecer a história da artista plástica Clarisse Gonçalves. Ela tem em casa dezenas de espécies. “Isso é um hábito que vem de família. O meu avó e o meu bisavô eram farmacêuticos e, desde pequena, eu gostava de ler os livros que eles tinham sobre as plantas. Isso aqui é meu mundo, a minha forma de melhorar o planeta”, conclui Clarisse.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares