domingo, 1 de fevereiro de 2015

Academia

Repensando a Criminologia: reflexões sobre um novo paradigma desde a epistemologia feminista

A tese da doutora em Direito Soraia da Rosa Mendes faz uma investigação científica a partir da constatação de que a maioria dos trabalhos encontrados no Brasil sobre a condição feminina, seja como autora de crimes ou como vítima, é referenciada por padrões conformadores. A hipótese formulada pela pesquisadora é de que é necessária a adoção de um novo conceito. O objetivo principal da tese é, em consequência, a construção desse referencial sem abrir mão da crítica ao Direito Penal. Compreenda, também, os processos de criminalização e vitimização das mulheres sob a perspectiva de gênero.

O trabalho foi apresentado ao programa de pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção do grau de doutor em Direito. O debate, mediado pelo jornalista Thiago Nolasco, reúne a professora de Antropologia da Universidade de Brasília Lia Zanotta e a promotora de Justiça Mariana Távora.

Acompanhe ainda, no programa, parte da bibliografia utilizada no estudo de Soraia da Rosa Mendes e entenda mais sobre o assunto.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares