sábado, 21 de março de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Tema do Meio Ambiente por Inteiro é o uso de agrotóxicos no Brasil

O programa desta semana mostra que o país tem uma lei específica para definir as regras desde a pesquisa até a comercialização dos agrotóxicos. Você vai ver, por exemplo, tipos de agrotóxicos comercializados, como deve ser o nível de utilização, critérios para fornecer o registro, impactos dos fertilizantes na natureza e na saúde humana. E vai saber o que fazer para combater as pragas sem destruir o meio ambiente ou colocar em risco a vida das pessoas.

A Lei 7.802 está em vigor desde 1989. O Artigo 1º é extenso. Ele enumera aspectos importantes: pesquisa, produção, embalagem e rotulagem, transporte, comercialização, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos. A legislação tem grande importância, principalmente porque o Brasil é, pelo quinto ano consecutivo, o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo, de acordo com especialistas. “A lei brasileira, seguindo procedimentos internacionais que também regulam o tema, determina que só é permitida produção, uso, importação e exportação de produtos que tenham registro com base em estudo agronômico, toxicológico e ambiental”, afirma Júlio Britto, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Veja, durante o programa, detalhes sobre o DDT. Sabe o que é? O Dicloro Difenil Tricloroetano já foi muito usado porque era barato e eficiente, mas está proibido. Uma lei impede sua comercialização. Especialistas comentam essa proibição, no estúdio do Meio Ambiente por Inteiro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares