sábado, 23 de maio de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra a energia que vem do céu

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema a energia solar. Ela é considerada uma alternativa energética inesgotável e limpa. Mas como é possível fazer uso desse sistema? Será que ele está acessível ao cidadão? Qual o custo disso para o consumidor? Veja, ainda, como está a utilização da energia solar no Brasil e quais são as regras para este consumo.

Quem acha que o sol é útil apenas para aquecer os seres que têm vida e garantir o bronzeamento tão desejado está enganado. Ele é uma alternativa energética. A energia solar não emite poluentes, por isso é  mais limpa e, consequentemente, considerada menos agressiva à natureza.

O aproveitamento energético é feito de várias formas. Entre elas, a energia solar fotovoltaica, que possibilita a conversão direta em energia elétrica e aquece a água por meio de painéis térmicos, também chamados de coletores térmicos. O engenheiro eletricista Felipe Tadeu Stemler montou uma empresa só para comercializar equipamentos que permitem o uso da energia solar. “O grande benefício é ambiental. Com esse sistema, a gente diminui a geração distribuída. Você diminui as perdas na transmissão e na distribuição de energia, porque, em vez de ter uma grande usina mandando muita energia de muito distante, como exemplo a usina de Itaipu, ao usar essas placas é gerada energia no local. Cada casa tem uma geração e aí diminui a carga e reduz a perda”, explica Stemler.

A equipe do Meio Ambiente por Inteiro mostra, também, que, já há consumidores que aproveitam esse sistema em casa. O processo é simples e o resultado é visível no dia a dia: uma empresa avalia a estrutura da residência e instala os painéis térmicos. A água do chuveiro, das torneiras e da piscina fica quentinha. O empresário Mateus de Sordi adotou o sistema e está satisfeito. “Em vez de você estar queimando gás natural pra esquentar água do chuveiro, você está na sua residência aquecendo a água do seu chuveiro“, afirma.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares