sábado, 6 de junho de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

O poder das hidrelétricas

O programa desta semana tem como tema as usinas hidrelétricas. Você vai ver que o Brasil tem excelente potencial nesse setor, como afirmam especialistas. Meio Ambiente por Inteiro mostra o funcionamento das usinas, que transformam a força da água em energia elétrica, levada para milhões de residências e empresas no país. Veja, ainda, o que diz a legislação sobre o assunto e os impactos dessas obras no meio ambiente.

Sabe onde está uma das maiores hidrelétricas do mundo? No Brasil. É a Itaipu Binacional, com capacidade de 12 mil megawatts. A usina fica localizada no Rio Paraná, na divisa com o Paraguai. Outra hidrelétrica que merece destaque ainda está em construção: a de Belo Monte, no Pará, destinada ao abastecimento da região Norte. Assim que estiver pronta, deve garantir fornecimento de água para aproximadamente 25 milhões de pessoas. E qual seria o custo dessa obra? Os cálculos indicam cerca de R$ 25 bilhões. O professor de Recursos Hídricos da Universidade de Brasília Oscar Cordeiro faz um histórico sobre as usinas no Brasil. "A primeira foi feita em Minas Gerais, no Rio Paraibunas, Bacia do Paraíba do Sul, por um industrial. Ele tinha um fábrica de tecidos e quis utilizar a força dos rios", conta o professor.

O lado preocupante dessa história é o impacto que as construções de usinas causam ao meio ambiente. Quem fala sobre isso é o professor Oscar Cordeiro. "Toda obra que mexe com a natureza causa impactos ambientais. Uma característica da produção de energia elétrica é que esses impactos são muito concentrados no local da usina", explica.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares