sexta-feira, 31 de julho de 2015

Iluminuras

Iluminuras destaca literatura latino-americana e francesa

O escritor mineiro Marcelo Pereira Rodrigues, autor de dez livros, o mais recente lançado em Portugal, divide o Iluminuras desta semana com a professora gaúcha de Direito Penal Soraia Mendes, que tem seis obras publicadas.

Rodrigues é escritor em tempo integral, conta com orgulho. Formado em Filosofia, dedica-se ao que chama de “romance filosófico”. Afirma que os autores da literatura clássica francesa são seus preferidos – “Honoré de Balzac, Gustave Flaubert e Émile Zola”. E elege “A náusea”, de Jean Paul Sartre, como a publicação mais importante. “Foi o livro que mudou a minha forma de ver o mundo. Me influencia muito na escrita. Me faz ver o homem como uma contingência, como uma possibilidade a ser construída a cada dia, o homem como detentor da sua liberdade”, enfatiza.

No segundo bloco do Iluminuras, a professora Soraia Mendes comenta os livros que lançou, com destaque para “Esfera pública e direitos fundamentais” e “Criminologia feminista”. Antes, elenca autores que admira como Érico Veríssimo, Moacyr Scliar, Mario Quintana, Gabriel García Márquez, Pablo Neruda e Eduardo Galeano. “Eu sou uma apaixonada pela América Latina. E a minha paixão fundamental é pelo Galeano! Ele emociona. O Galeano escreveu o nosso retrato, com ‘As veias abertas da América Latina’, mas ele escreve sobre outras coisas também: mulheres, histórias sobre a relação entre homens e mulheres, direito ao delírio!”, destaca a professora.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares