sábado, 1 de agosto de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Plantas que se tornam invasoras

Você conhece os critérios utilizados para se classificar uma planta como uma espécie invasora? Esse é o tema do Meio Ambiente por Inteiro desta semana. Você vai saber quais são as espécies que ameaçam as plantas nativas brasileiras e como o país trabalha para combatê-las.

 A engenheira agrônoma Kenya Simões explica que plantas exóticas são aquelas que não pertencem ao local onde foram colocadas, mas que nem sempre elas se tornam uma invasora. “Para se tornar invasora, ela tem que dominar aquela região. Ela se estabelece, começa a ter um crescimento vertiginoso, começa a competir com outras plantas, excluindo as nativas e dominando o local”. Ela afirma que fatores físicos e biológicos podem influenciar uma espécie exótica a dominar um espaço. Entre eles estão a falta de predadores naturais e a maior quantidade de nutrientes disponíveis, por exemplo.

Nelson Buganza Júnior, especialista em Direito Ambiental, também é nosso convidado nesta edição do programa. Ele explica que existem diversas portarias para evitar que plantas de outras localidades venham para o Brasil. Para ele, além da legislação, é preciso conscientizar a população. “Para o nosso país não é a cadeia que resolve e sim a conscientização e o monitoramento adequado dos órgãos responsáveis”, disse. E lembra que existem penalidades para quem planta espécies que tragam risco à biodiversidade do país.

Tudo isso e muito mais você acompanha no Meio Ambiente por Inteiro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares