quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Artigo 5º

Programa Artigo 5º debate situação nos presídios femininos

Hoje no Brasil 37.400 mulheres estão presas. O número até parece pequeno, mas o que chama atenção é que a população carcerária feminina aumentou quase 600% nos últimos 15 anos. Índice bem acima da taxa de crescimento geral dos presos. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional: o Infopen Mulheres. Mas, de que forma essas informações vão melhorar as condições das presas? É o que você vê no programa Artigo 5º.

Um dos convidados do programa é Renato De Vitto, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O levantamento que traz dados específicos com perspectiva de gênero é inédito no Brasil. Para De Vitto, o resultado vai ajudar a formular melhor políticas de atendimento nos presídios e entender o problema do encarceramento feminino. “O aprisionamento sempre traz consequências difíceis para quem cumpre pena. E quando o encarceramento envolve uma presa, esses efeitos são ainda mais desastrosos porque a mulher acaba desempenhando um papel central na estrutura familiar”.

A advogada Sofia Coelho Araújo, especialista em Direito Criminal, também participa do programa. Ela diz que é fundamental desenvolver políticas próprias para as presas, pois estas têm necessidades diferentes dos homens. “Para a mulher é muito mais difícil ficar em um estabelecimento prisional porque as exigências são diferenciadas e precisam da atenção do Estado. As presidiárias vivem, hoje, em situação deplorável”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares