sábado, 2 de janeiro de 2016

Repórter Justiça

A dura realidade dos moradores de rua

A Constituição Federal de 1988 diz que todo o cidadão tem direito à moradia. É uma garantia básica. Mas basta um olhar mais atento nas ruas para ver que, na prática, fazer valer esse direito é um desafio das autoridades brasileiras. Para a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Distrito Federal, Indira Quaresma, o Poder Público tem atuado na união de esforços para solucionar o problema, mas é preciso algo mais consolidado nessa área." O decreto só vai efetivamente regular o caso da população em situação de rua em 2009 e ainda assim, exige que Estados e Municípios adiram a ele para promover essas políticas para a população de rua. Então é relativamente novo, é um trabalho que ainda precisa ser muito intensificado", acredita.

O drama de quem sobrevive ao frio, à violência e à dura realidade de não ter um teto é contado pelo repórter Thiago Nolasco. Ele percorreu as ruas da Capital Federal atrás de histórias que revelam a falta de oportunidade, o sofrimento e os motivos que levam às ruas. O jovem Thiago Vinicius de Oliveira trocou a casa pelas calçadas do Setor Hoteleiro de Brasília, por causa do vício no crack. Depois de deixar a família para trás, ele procura no lixo objetos para vender e comprar a droga. Sente saudade da vida que levava antes de conhecer o crack, mas não consegue largar a droga devastadora. "Na hora que eu chegava em casa tinha aquela cama lá limpa, confortável. Você deitava e colocava o lençol cheiroso, trocava de roupa, tomava banho, tinha uma comida quentinha. Hoje eu não tenho mais isso", lamenta.

Iniciativas que fazem a diferença na vida de pessoas que precisam de ajuda e os sonhos de quem tem esperança de resgatar a dignidade e ter um lar também são contadas no Repórter Justiça. O programa ainda mostra um projeto que ajuda a transformar a vida de moradores de rua. Veja como na edição desta semana!


Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/





Nenhum comentário:

Postagens populares