sábado, 13 de fevereiro de 2016

Meio Ambiente por Inteiro

As abelhas estão sumindo do planeta e sem elas o meio ambiente corre sérios riscos
 
O Meio Ambiente por Inteiro desta semana apresenta a situação das abelhas, que estão morrendo nos campos agrícolas ou desaparecendo misteriosamente das colmeias. Os cientistas correm para descobrir as causas da síndrome que atinge vários países, incluindo o Brasil.

A bióloga Carmem Pires pesquisa insetos há muitos anos. Desde 2014, ela vem estudando o comportamento de abelhas em campos de algodão de grandes e pequenas propriedades. O estudo prova que a diversidade de colmeias aumenta a produção em cerca de 25%. Carmem está preocupada com a síndrome que ataca as abelhas: “o sumiço acontece quando as abelhas saem das colmeias e não conseguem voltar para casa. As colmeias estão intactas e não há indícios físicos de que tenha havido qualquer problema no entorno. As abelhas simplesmente desaparecem. A síndrome vem ocorrendo nos Estados Unidos, Canadá e Europa. No Brasil, a investigação também começou, para apurar algumas queixas de produtores”, explica a bióloga da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.

O programa desta semana mostra, ainda, a rotina de um veterinário que se especializou em salvar colmeias que, eventualmente, entram em residências e apavoram os moradores. A relação do veterinário com as abelhas é única e respeitosa. E, mesmo tendo levado centenas de picadas em 30 anos de apicultura, o produtor Manoel Silva mantém o bom humor. Nada pode afastá-lo das africanas temperamentais. Conheça também uma colmeia nativa que não ataca ninguém. Para testar os bichinhos, nosso repórter Leonardo Ferreira degusta mel diretamente da caixa de abelhas.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares