O Carreiras desta semana é sobre o mercado de trabalho para um advogado especializado em Direito das Telecomunicações. A nossa convidada é uma profissional pioneira no ramo: Elinor Cotait, a diretora da Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações. No programa, a especialista apresenta um histórico sobre a privatização do sistema telefônico no Brasil e comenta as principais leis que regem o setor.
A advogada também esclarece as dúvidas dos estudantes sobre essa carreira, que segundo ela, oferece diferentes oportunidades profissionais: "você pode trabalhar nas empresas prestadoras de serviços de Telecomunicações ou seguir a carreira pública - no Ministério Público, na Advocacia Geral da União, ou na própria Agência Nacional de Telecomunicações. Pode ainda atuar como gestor na área de Direito Econômico, em processos administrativos junto à Anatel, na discussão sobre a conduta de prestadores de serviços, ou para obtenção de autorizações, e em ações judiciais sobre Direito do Consumidor", ressalta Elinor.
Oito obras técnicas indispensáveis para quem quiser se tornar um especialista em serviços de Telecomunicações também são apresentadas no programa. Além deles, de forma surpreendente, a advogada cita o livro 1984, de Geroge Orwell. "um romance notável, sobre quando o Estado passa a ter olhos em todas as partes. Hoje, 1984 chegou pela mão do avanço tecnológico: você é filmado em todos os lugares. E as possibilidades de quebra de sigilo das comunicações - legal ou ilegalmente -, do ponto de vista técnico, são ilimitadas", justifica a advogada que, nas horas vagas, dedica-se à fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário