domingo, 14 de março de 2010

Programa Academia

Programa debate a Desobediência civil e Direito de Resistência

Nesta semana, o programa Academia debate o tema: "Desobediência civil e Direito de Resistência: um olhar sobre o movimento dos sem terra no Brasil". O estudo é de João Luiz Di Lorenzo Thomaz e foi apresentado à Universidade Metodista de Piracicaba, no interior de São Paulo, para obtenção do título de mestre em Direito.

Durante a exposição do trabalho, o mestre João Luiz afirma que o Direito está onde está a sociedade porque ele está sempre presente na vida das pessoas. "É ele - o Direito - a própria essência da sociedade. E a própria existência do Direito pressupõe a existência de uma sociedade. Neste trabalho, o Direito aparece concebido como fundamento e instrumento regulador de uma sociedade", explica.

Para debater o estudo, o Academia convidou a mestre Mariana Barboza Baeta Neves, doutoranda em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade De Barcelona, na Espanha, e Antônio Lassance, mestre e doutorando pela UnB, cientista político e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O programa Academia também destaca a bibliografia utilizada no estudo; o mestre Maurício Stegemann Dieter, no quadro Mestres e Doutores; as dicas de cursos e bolsas de estudo ofertadas no exterior, em destaque no quadro Internacional. E no Perfil, um pouco da vida de Orlando Gomes, ministro aposentado do STF.

Nenhum comentário:

Postagens populares