quinta-feira, 18 de março de 2010

Programa Carreiras

Advogada fala sobre o terceiro setor

O Carreiras desta semana mostra um novo ramo de atuação para profissionais do Direito: o terceiro setor, que lida com as questões enfrentadas pelas instituições sem fins lucrativos, como ONGs e fundações, por exemplo. Nossa entrevistada é a advogada Maria Elisa Guarlandi Verri, que trabalha na área de responsabilidade social empresarial e terceiro setor, e afirma que esta é uma área que tem crescido bastante. "Há uma demanda. Existe um conjunto de empresas, que de alguma forma, querem fazer investimentos, querem atuar como empreendedores sociais. Há também ONGs e uma gama de indivíduos-partes que atuam no setor e têm sentido a necessidade de um suporte jurídico maior", avalia.

A jornalista Noêmia Colonna conversa com a advogada sobre os desafios e as perspectivas desta carreira. Quem também tem muita curiosidade sobre esse ramo é o estudante de direito Alexandre Teles, que participa da entrevista. Ele pergunta à Maria Elisa se a legislação já está bem consolidada neste ramo. "Ela está espalhada em leis e algumas regulamentações. Hoje a gente lida com o Código Civil e algumas leis espaças", explica a advogada.

E para se tornar um craque nesta área do Direito, a advogada indica alguns livros importantes, tanto para quem está começando a estudar no assunto, quanto para quem já tem experiência. Entre eles o Terceiro Setor e Estado: Legitimidde e Regulação, de Maria Tereza Fonseca Dias; e o livro Aspectos Jurídicos do Terceiro Setor, de Cristiano Carvalho e Marcelo Magalhães Peixoto.


Livros indicados:

TERCEIRO SETOR E ESTADO: Legitimidade e Regulação
Maria Tereza Fonseca Dias

FUNDAÇÕES E ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL
José Eduardo Sabo Paes

TERCEIRO SETOR - EMPRESA E ESTADO
Gustavo Justino de Oliveira

ASPECTOS JURÍDICOS DO TERCEIRO SETOR
Cristiano Carvalho
Marcelo Magalhães Peixoto

Nenhum comentário:

Postagens populares