quarta-feira, 31 de março de 2010

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autora sobre violência doméstica contra a mulher

No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara: "Direito Constitucional Brasileiro do Poder Judiciário", de Pedro Lessa. O livro foi publicado no Rio de Janeiro e nós o encontramos na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal. Esta obra rara faz parte do primeiro milheiro publicado do livro. Ele se utiliza das lições dos constitucionalistas e dos juízes dos Estados Unidos no esforço de "penetrar o sentido dos textos constitucionais com o auxílio dos princípios da doutrina, dos ensinamentos da jurisprudência e julgados do país", esclarece Pedro Lessa na obra.

No Encontro com Autor, a jornalista Carolina Sette conversa com a promotora de Justiça Alessandra Campos Morato. Ela vem ao programa falar sobre sua obra: "Análise da Relação Sistema de Justiça Criminal e Violência Doméstica contra a Mulher". Na entrevista, a autora explica como o Ministério Público atua para ajudar vítimas e agressores. De acordo com Alessandra, "onde tem dois seres humanos, existe conflito. Ele é inerente do contato. Agora, nem todo conflito termina em violência. A gente pergunta e reflete com esses casais: por que vocês acabaram permitindo que a violência fosse o primeiro recurso a ser lançado para resolução de conflitos? E aí a gente trabalha com eles várias outras formas de resolução de conflitos, inclusive o diálogo, porque se percebe que o que mais favorece a entrada da violência é a ruptura do diálogo".

Já no Ex-Libris você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal de Artur Alexandre Gadê Negócio Oliveira, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do UniDF (Centro Universitário do Distrito Federal). O programa mostra também alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "História Constitucional da Paraíba", de Flávio Sátiro Fernandes, da Editora Fórum; "Ministério Público na Constituição Federal", de Clever Rodolfo Carvalho Vasconcelos, da Editora Atlas; e "Direito e Processo do Trabalho", de Luciano Viveiros, da Editora LTr.

Nenhum comentário:

Postagens populares